terça-feira, 2 de abril de 2013

O Autismo e Eu. E você?


Quando estava no segundo ano de faculdade, vi um panfleto de um curso sobre autismo em uma renomada instituição. Eu, mesmo cursando psicologia, não tinha a menor ideia do que de fato era o autismo e de como se deveria intervir nesses casos. Sempre fui muito curiosa e isso me levou a querer entender mais sobre o autismo

Claro que isso me motivou a fazer o tal curso, e a cada dia de aula, mais fascinada eu ficava.. 
Depois de alguns dias tendo aulas teóricas a respeito do autismo, chegou o momento de fazer observação das salas onde as crianças e adolescentes recebiam as intervenções - posso afirmar que foi um verdadeiro divisor de águas na minha vida. Me encantei! Queria mais, muito mais! Quando completei a carga horária de atividades práticas, fui até a sala da coordenação para receber o meu certificado e lá recebi uma proposta para trabalhar na instituição. 

Entrei para trabalhar na sala das crianças pequenas, de 3 a 6 anos. Ah, aquelas crianças viraram um verdadeiro caso de amor. Lembro de cada dia, de cada sorriso, de cada gesto e conquista que tivemos juntos - saudades! 

Desde então, o autismo não saiu mais de mim. São anos de trabalho e pesquisa nessa área... posso dizer que o universo autista é a minha causa. E deveria ser a causa de todos...Sabe por quê?  

O Autismo hoje tem incidência maior do que o Câncer, a AIDS e a diabetes em crianças, JUNTOS! Nos Estados Unidos, estima-se que 1 a cada 50 crianças nascidas têm autismo... é muito relevante, e creio que não podemos nos esconder diante disso... 

Para quem quiser saber mais - creio que muitos desconhecem o autismo - sugiro alguns sites:

Também recomendo o livro "Mundo Singular" - Escrito pela Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, Mayra Bonifácio Gaiato e Leandro Thadeu Reveles. 


Hoje, dia 02 de Abril, é o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Vista uma roupa azul! Divulgue essa causa! :)